Informações Legais

Diretoria e Conselhos

Diretoria-e-conselhos

Currículos dos Administradores

Cláudia Periard Pressato Carneiro

A Sra. Carneiro nasceu em 06/04/1965. É formada em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha – FADIVA, com pós-graduação em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fez Curso de Vendas IOB pela Escola IOB Cursos de Legislação Empresarial, e participou de cursos, seminários, encontros jurídicos, no Brasil e no exterior (Universidade de Évora em Portugal). Foi membro da Comissão OAB CIDADÃ, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais de 2010 a 2013. Atuou em diversos escritórios de advocacia e prestou assessoria jurídica em diversos órgãos e instituições.

 

Emílio Castelar Pires Pereira

O Sr. Castelar é funcionário de carreira da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig há 30 anos, atuando nos últimos 12 anos como Superintendente de Planejamento Financeiro e Controle Corporativo. Nessa função foi responsável por coordenar a elaboração do Plano Quinquenal de Negócios e do Orçamento Anual. Também coordenou os comitês corporativos de gestão responsáveis pelos investimentos e gastos operacionais da Cemig, Cemig Geração e Transmissão S.A. e Cemig Distribuição S.A. Durante as carreiras técnica e gerencial, atuou em tarifas de energia elétrica e regulação econômica, planejamento financeiro e estratégico. Formado em Ciências Econômicas Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC.

 

Fábio Abreu Carvalho

O Sr. Carvalho nasceu em 05/02/1964. É Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica de Santa Rita e formado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL. Fez MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas; Especialização de Fundamentos de Gestão pela IED Barcelona; e, Gestão de produtos e serviços pela Business School de São Paulo. Ocupou os seguintes cargos de destaque: Diretor Geral do Grupo Líder Telecom; Diretor Executivo de Serviços ao Cliente na Telefônica/Vivo; Diretor de Operações da Vivo São Paulo; Diretor de Produtos e Serviços aos Clientes na Telefônica; Gerente de Planejamento PME e Atacado na Telefônica; Gerente de Operações Brasil ATelecom S.A, empresa do grupo Telefônica; Gerente de Planejamento Comercial Residencial da Telefônica; Gerente de Market do Speedy.

 

Fernando Augusto de Campos

O Sr. Campos é formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG, e tem dois MBA’s em Gestão de Negócios, sendo um pela FDC-MG e outro pela ISEAD – Business School. Atua na CEMIG desde 1990, onde era Engenheiro de Projetos Eletromecânicos de Geração. Na CEMIG, atuou como: Coordenador de projeto eletromecânico da usina hidrelétrica de Miranda; Gerente do Empreendimento da usina hidroelétrica de Miranda; Gerente do Empreendimento da PCH Poço Fundo; Gerente do Empreendimento da PCH Pai JoaquimGerente do Empreendimento da PCH Pai Joaquim; Gerente da Engenharia Eletromecânica de Geração; Superintendente de Expansão da Geração; Superintendente de Gestão de Ativos de Geração; e mais recentemente como Superintendente de Expansão de Geração e Transmissão. Representando a CEMIG Geração e Transmissão atuou como: Conselheiro na SPE Itaocara Energia; Comitê Técnico da Norte Energia; Diretor Técnico da Amazônia Energia Participações; Diretor na TBE; Diretor de Implantação do Consorcio da UHE Aimorés; e Comitê de Infraestrutura do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Fernando Miranda Gonçalves

O Sr. Gonçalves nasceu em 16/08/1959. É formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atuou em diversas posições de destaque, sendo elas: Diretor dos Correios em Minas Gerais; Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB em Minas Gerais; Superintendente Jurídico Nacional da ECT em Brasília; Chefe da Assessoria Jurídica da ECT em Minas Gerais; Chefe da Assessoria Jurídica da ECT em Mato Grosso; Membro do Juizado de Pequenas Causas do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Advogado Militante nas Áreas Cível, Comercial, Administrativa e Trabalhista – MGA Associados S/C; Membro da Comissão de Negociações Trabalhistas da ECT; Oficial do Gabinete da Presidência do TAMG – Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais; Vice-Presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, Seccional Minas Gerais; Gerente do Grupo Geloso; Presidente da Câmara Municipal do Serro; Presidente do PMDB – Serro/MG; Vice-Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Serro – MG; Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Servidores dos Tribunais de Justiça e Alçada de Minas Gerais – ASSERJA; Presidente do Conselho Deliberativo do Comitê de Entidades no Combate à Fome pela Vida – COEP; Fundador e Presidente de Honra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE do Serro – MG; Conselheiro da Associação dos Amigos do Serro/MG – AASER.

 

Haldley Campolina Vidal

O Sr. Vidal é Bacharel em Administração de Empresas com formação em Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral – FDC, pós Graduação LatuSesnsu em Controle Interno pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais, e graduando em Direito pela FUMEC. Atuante em Gestão de Negócios desde 1997, com experiência consolidada em gestão no segmento público, passou por experiências na Câmara Municipal de Belo Horizonte (Gestão de Regional Municipal Norte), Conselho Fiscal da PBH Ativos S/A, Presidência e Conselho de Administração da Prodabel.

 

Haroldo Guimarães Brasil

O Sr. Brasil é Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ser Mestre em Administração pelo CEPEAD (UFMG). É também especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, e especialista em Gestão Pública e Política Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Exerce na empresa Strategor LTDA – Consultoria e Treinamento, a função de Diretor. Atua também como consultor financeiro de diversas empresas, estando entre elas a CEMIG e Forluz.

 

Hugo Vocurca Teixeira 1314-1003

O Sr. Vocurca nasceu em 1966. Formou-se em Ciências Econômicas, com Pós Graduação em Gestão de Saúde pelo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC MG) e Pós Graduação em Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha). É presidente desde Janeiro de 2015 do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Foi consultor e sócio das empresas JVA Engenharia e Consultoria Ltda e Mendes & Moura Engenharia Clínica Ltda. Trabalhou como Diretor Executivo e Diretor Executivo Adjunto no Instituto Inhotim. Foi Secretário Municipal na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento de Belo Horizonte, onde também atuou como Consultor Técnico Especializado. Foi Consultor em Economia da Saúde na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

João Paulo Dionísio Campos

O Sr. Campos nasceu em 1981. Formou-se em Economia pela Universidade Federal de Viçosa e Cursou MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA em Negócios de Energia Elétrica e Gás, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Cemig desde 2006, sempre atuando com desenvolvimento de novos negócios. Foi Gerente de Avaliação de Aquisição de Ativos e Gerente de Controle Empresarial das Controladas e Coligadas do Grupo. Atualmente é Superintendente de Controle Empresarial das Controladas e Coligadas, Avaliação e Gestão de Desenvolvimento de Negócios.

 

Katerine Pfister do Amaral

A Sra. Pfister é Bacharel em Letras Português/Inglês pela PUC Campinas e cursou MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Possui mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos. Trabalhou na Whirlpool entre 2003 e 2010. Atuou na Redecard em 2011, e na Monsanto do Brasil em 2012, como Gerente de Recursos Humanos. Trabalhou também, de 2013 à 2015, na PEPSICO Brasil como Gerente Geral de Recursos Humanos. Atualmente, atua como a Diretora de Suprimentos, Recursos Humanos e TI na Renova Energia.

 

Leonardo Geraldo da Silveira

O Sr. Silveira formou-se em Gestão Pública pela UNINTER, além de ser pós graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados entre 2002 e 2008. Foi também Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2009 e 2011. Atuou como Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Nepomuceno nos anos de 2011 e 2012. Além disso, foi Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de São João Del Rei de 2013 à 2016. Entre 2011 e 2016, foi também tutor a distância do curso de graduação em Administração Pública e do curso de pós graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João Del Rei.

 

Libiane Gonçalves Campos

A Sra. Libiane Campos nasceu em 1974. Formou-se em Secretariado Executivo pela Faculdade Newton Paiva/BH. Trabalhou na Câmara dos Deputados no Gabinete do Deputado Federal Antônio Andrade, no cargo de Secretária Parlamentar, exercendo a função de chefe de gabinete; Atuou no Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF; no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, exercendo o cargo de supervisora da assessoria parlamentar; na Câmara dos Deputados – Comissão de Finanças e Tributação, no Cargo de Natureza Especial – CNE; na Câmara dos Deputados – Comissão de Seguridade Social e Família, no Cargo de Natureza Especial – CNE; e, trabalhou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Gabinete da Presidência, exercendo o cargo de Secretária.

 

Mariah Brochado Ferreira

A Sra. Ferreira tem Pós Doutorado em Filosofia pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Philosophisches Seminar), Alemanha (Bolsa Capes Estágio Sênior- 2012/2013). Doutorado em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003). Mestrado em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (2000). Especialização em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1998). Professora Associada da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG. Integrante do corpo permanente do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Integrante do corpo docente do Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre UFMG e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Representante da Linha “Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito: Fundamentação, Participação e Efetividade” junto ao Colegiado do Programa de Pós Graduação em Direito da UFMG. Membro Titular da Egrégia Congregação, da Faculdade de Direito da UFMG (representando a classe dos Professores Associados). Coordenadora do Núcleo de Estudos Paideia Jurídica: educação em direitos humanos-fundamentais, da Faculdade de Direito da UFMG. Coordenadora dos cursos de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos, na modalidade à distância (EAD), junto ao CAED/PROEX/UFMG- UAB/CAPES/MEC. Pesquisadora em Filosofia e Teoria do Direito, com ênfase em Ética, Hermenêutica e Direitos Humanos-Fundamentais. Atualmente é Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais. 

 

Moacir Dias Bicalho Júnior

O Sr. Bicalho exerceu função de Sócio Administrador da Empresa Bicalho Moveis Para Escritório Ltda-ME entre 1992 e 2014; exerceu a função de Sócio Administrador da Empresa Diflex Comércio de Moveis Ltda-ME entre 1994 e 2014; atuou como Sócio Administrador da Empresa Beta Comércio de Moveis Ltda-ME entre 2006 e 2014. Atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo Nacional do Partido Republicano da Ordem Social – PROS Brasília DF.

 

Paula Maria Nasser Cury

A Sra. Cury possui graduação em Direito pela PUCMinas (2005) e especialização em Direito Público pelo IMEC (2007). Mestrado em Direito, na área de concentração em Teoria do Direito, pela PUCMinas (2009). Doutoranda em Direito pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg. Membro do Grupo de Pesquisa Persona, coordenado pelo Prof. Dr. Brunello Stancioli, na Faculdade de Direito da UFMG. Realizou pesquisas na Paris-Lodron-Universität Salzburg (2014-2015) e no Max Planck Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht de Heidelberg, Alemanha (2009 e 2010). É Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da PUC Minas e Assessora no Gabinete da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais. Advogada regularmente inscrita na OAB, com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Constitucional e Filosofia do Direito.

 

Paulo César Paroli Santos

O Sr. Paroli formou-se em Odontologia pela Universidade de Três Corações – UNINCOR, além de ser pós graduado em Ortodontia pela mesma. Atuou como Cirurgião Dentista de 1990 até 2007. É também Sócio Diretor das empresas Look Tricot desde 1996, e Sua Voz-ltda desde 2016. Trabalhou, também como Chefe de Governo – Gestão e Planejamento na Prefeitura de Monte Sião de 2013 à 2015. Ainda em 2015, atuou como Secretário Executivo no Consórcio Intermunicipal CISSUL SAMU.

 

Stalin Amorim Duarte

O Sr. Duarte nasceu em 1945. Trabalhou na empresa Retiro Baixo Energética S. A, exercendo funções inerentes ao cargo de Diretor Presidente, responsável adicionalmente pelas áreas Administrativa e Financeira, pelo Meio Ambiente e Fundiário e pela Operação da Empresa. Também teve experiências com outros cargos de administração em companhias abertas, atuando na Cemig por 34 anos e se aposentado em 2002; Trabalhou, também, na HPicchioni Comércio Exterior como Diretor Presidente e, na Tecnowatt Iluminação como Diretor Presidente. Estes 2 últimos trabalhos foram exercidos durante Licença Não Remunerada da Cemig.

 

 

Top